Centro de Ultreias de Santa Maria de Carreço - PORTUGAL

A Intendência

 

O Mistério da Intendência

«O Mistério da intendência. Tratando-se duma tarefa de conversão e promoção cristã de homens e de cristianização de grupos humanos, é indispensável - como primeiro e principal passo, sobre o qual terão de apoiar-se todos os restantes esforços humanos - o contar com a ajuda da Graça de Deus, que terá de pedir-se com a força omnipotente da oração confiada, constante e humilde. Hoje, talvez mais do que nunca, urge recordar que, sem Ele, nada somos, nada valemos e nada podemos, reafirmando, antes de mais nada dentro da Estratégia do MCC, a importância que, desde sempre, se tem dado, como nota sua muito característica, à «intendência espiritual» ou «alavanca» (oração, sacrifícios, obras de misericórdia). A intendência há-de ser real, sincera e permanente, individual e comunitária, que assegure a eficácia dos restantes passos, fundamentada na promessa de Cristo: «Pedi e recebereis, buscais e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á» (Mt 7, 7).» (Ideias Fundamentais, nº 180-a). 


 

A Intendência Colectiva em Viana do Castelo

Tendo em conta o que foi dito atrás, o Secretariado da Diocese de Viana do Castelo organiza uma Intendência Colectiva, em todas as quintas-feiras em que há Cursilhos na Diocese, às 21 horas. Esta Intendência é mais um meio de fortalecer a Intendência individual de cada um e de construirmos a Comunhão, pedindo ao Senhor o bom êxito do Cursilho porque Ele disse: «Sem Mim nada podeis fazer».

  • Até ao ano 2008/2009 a Intendência colectiva realizou-se na Igreja Paroquial de S. João da Ribeira (no Arciprestado de Ponte de Lima), que era um local de confluência das principais vias de comunicação dos quatro quadrantes da Diocese. 
  •  Actualmente realiza-se na Igreja Paroquial da Meadela (no Arciprestado de Viana do Castelo), sendo uma localidade onde existem bastantes cursilhistas. As próximas Noites de Intendência Colectiva na Meadela são a 31/03 e a 26/05. 

 

A Intendência Individual

Além da Intendência colectiva, um cursilhista consciente deve fazer intendência individual (orações, sacrifícios, etc.) e preencher os boletins para esse efeito, como segue (a título indicativo, pois para o efeito dirija-se ao Delegado do M.C.C. na sua paróquia, que lhe entregará o boletim da intendência).