Centro de Ultreias de Santa Maria de Carreço - PORTUGAL

2012 - Freixieiro de Soutelo

Teve lugar, no dia 8 de Julho de 2012, a nossa Ultreia Diocesana, subordinada ao tema: "O dom da fé". Foi na freguesia de Freixeiro de Soutelo, arciprestado de Caminha, no recinto de Nossa Senhora da Cabeça.

De manhã reuniram-se os vários grupos. Depois da Oração do Angelus, seguiu-se a hora de almoço e de convívio.

Às quinze horas, teve início a Ultreia. O rolho esteve a cargo de Dinis Carrelo, de Vila Praia de Âncora (arciprestado de Caminha). Seguiram-se as ressonâncias pelos arciprestados de Monção, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Caminha. Por último, o rolho místico, pelo Padre Dr. Fernando Loureiro, pároco de Freixeiro de Soutelo.

O encontro da família cursilhista de Viana do Castelo terminou com a Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto de Oliveira. Na homilia exortou-nos a reflectirmos sobre os nossos "fracassos" em todos os aspectos da nossa vida, não só nos mais directamente ligados à actividade eclesial, mas também na família, no trabalho, etc. Elucidou-nos que, assim como S. Paulo tinha um "espinho cravado na carne" (e que apesar de muito pedir a Deus não lhe foi retirado...), muitas vezes as coisas que nos parecem más, são para progredirmos na santidade, para não nos envaidecermos ou enchermo-nos de soberba.

No final da Missa, a Presidente do Secretariado do M.C.C. em Viana do Castelo, Anabela Vau, lançou umas palavras de alento e de agradecimento, referindo que para o ano, se Deus quiser, a Ultreia Diocesana será no Arciprestado de Ponte de Lima, em S. Cristóvão, na freguesia de Freixo. 

Por último, o Sr. Padre Loureiro exortou os presentes a acenarem com o lenço "De Colores", para expressarem o adeus à Nossa Senhora da Cabeça; e depois numa breve procissão em volta da Igreja, o andor da imagem da Nossa Senhora da Cabeça foi levado em ombros, com a bandeira de Nª Srª da Cabeça, seguidos dos senhores padres e do Sr. Bispo. Num momento verdadeiramente emocionante, cantou-se, como despedida à Senhora, o "Hino do Adeus a Nossa Senhora da Cabeça". 

Num dia de vento um tanto desagradável, os cursilhistas deram provas do seu amor pelo Movimento e por Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em anexo pode consultar o programa seguido nesta Ultreia.

Ultreia Diocesana 2012.pdf

Em baixo pode ver algumas fotografias deste evento cursilhista.

(Nota: as fotografias estão em tamanho mais reduzido; se alguém quiser as fotos originais, em tamanho maior, pode-se enviar exclusivamente por email a quem o pedir; também foram tiradas fotografias que aqui não constam; se pretender algum destes casos, peça para  cunha.ajorge@gmail.com) 

 

Galeria de Fotos: 2012 - Freixieiro de Soutelo

/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-1-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-2-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-3-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-4-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-5-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-6-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-7-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-8-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-9-jpg/
/album/galeria-de-fotos-2012-freixieiro-de-soutelo/ultreia-diocesana-soutelo-10-jpg/